Sintomas psicológicos em casais que recorrem à fertilização in vitro.

A infertilidade, seus tratamentos, e os procedimentos de reprodução assistida constituem um processo bem longo, durante o qual manifestam-se sentimentos e comportamentos que merecem a atenção dos médicos e especialistas que acompanham o casal. Diversos estudos trazem importantes contribuições, apontando para a necessidade de suporte psicológico para os casais que se submetem à fertilização in vitro. Neste artigo, falaremos sobre os principais sintomas psicológicos enfrentados pelos casais que recorrem à fertilização in vitro.

CHOQUE

Um sentimento comum quando o casal recebe o diagnóstico de infertilidade. A partir desse dia, os futuros papais e mamães entram numa nova realidade carregada de muitos outros sentimentos e alta pressão.

RAIVA E REVOLTA

Ser mulher está associado à habilidade em gerar e ter filhos. O diagnóstico de infertilidade pode levar a mulher a sentir-se defeituosa e fora da normalidade, levando à raiva e à vergonha.

FRUSTRAÇÃO

A frustração é o sentimento de todos os casais ao receber um Beta HGC negativo, após uma Fertilização in vitro (FIV).É imprescindível o acompanhamento médico e psicológico para que as expectativas depositadas no tratamento sejam alinhadas conforme a realidade de cada casal. Lidar com um negativo não é fácil. O mais comum é tentar encontrar uma razão lógica ou um culpado. Mas essas atitudes não colaboram para o sucesso do tratamento.

DESORGANIZAÇÃO E SENTIMENTOS DEPRESSIVOS

Tudo pronto para a vinda do bebê. Agora só falta o bebê. Que realidade difícil. Ao longo dos meses de tentativas, o casal se organiza de modo a proporcionar o melhor para o seu filho. Comprar as roupinhas com carinho, arrumar o quartinho. Não tem prazer igual. Em meio à tantas pressões, o cuidado com tudo o que é relacionado ao bebê se transforma em refúgio de uma realidade que já vai chegar. Mas você e eu sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam. Vem a vida e desorganiza toda essa dinâmica. Eu, por exemplo, precisei doar muitas coisas que estavam próximas da validade e nem grávida eu estava. Com toda essa desordem, o sentimento de profunda tristeza se instala. A esperança vai embora. Quem tem histórico de depressão sofre muitas vezes mais. Sem acompanhamento, a infertilidade é motivo de sobra para uma grave recaída.

REORGANIZAÇÃO

O limiar frente às frustrações precisa ser trabalhado. Justamente porque o casal precisará reunir forças para reorganizar as dinâmicas que foram desorganizadas pelo fracasso do tratamento em si e todos os seus desdobramentos. Essa é a hora de ressignificar a dor, enfrenta-las, elabora-las e seguir em diante da melhor forma possível. Sozinhos é não impossível, mas é mais difícil.

ANSIEDADE

Vilã das futuras mamães. A ansiedade é inerente do ser humano. Ficamos ansiosos por diversos motivos, uma entrevista de emprego, por exemplo, mas a ansiedade logo passa após a entrevista. Essa é a ansiedade saudável. Não traz prejuízo ao indivíduo. Em contrapartida, existe a ansiedade exacerbada, onde a pessoa não consegue relaxar e passa o tempo todo esperando que algo de ruim aconteça. Vive tensa sem razão. Esses são sintomas que trazem prejuízos ao indivíduo e acendem o sinal de alerta. Casos graves, que evoluem para transtornos de ansiedade, precisam de intervenção medicamentosa e acompanhamento psicológico permanente. Para realizar um atendimento com a psicóloga Fernanda, clique aqui.

MEDO DO FRACASSO

De acordo com diversos estudos, a infertilidade provoca uma série de emoções negativas que tem impacto direto em importantes aspectos da vida da mulher.

Um terço delas, disse ter começado a se preocupar e ficar estressada desde o momento em que as tentativas não resultaram em gravidez. Mesmo sem investigar a origem do problema, disseram sentir envergonhada ou um fracasso como mulher.

Os dados também revelaram que, embora muitas pacientes tenham maior apoio de seus parceiros, algumas se sentiram no ápice da ansiedade por conta das injeções e da deterioração do relacionamento a dois.

Para atenuar as crises de ansiedade e estresse intrínsecas ao tratamento de fertilização assistida, os casais devem optar por uma clínica que ofereça todo o suporte emocional necessário. Quanto mais esclarecido o casal for desde o início sobre o período que vão atravessar, recebendo apoio psicológico permanentemente, tanto mais calmamente poderão encarar cada uma das fases. Caso contrário, a infertilidade poderá repercutir em vários aspectos da vida em comum de uma forma tão impactante que acabará pondo em risco a continuidade do relacionamento.

PREJUÍZOS à VISTA

Além de lidar com as mudanças físicas e emocionais que os hormônios e a pressão para conseguir engravidar trazem, ela acaba condicionando sua vida sexual a relações com hora marcada, com a única finalidade de engravidar. Seu relacionamento afetivo volta, portanto, aos primórdios da humanidade, quando sexo era visto apenas como meio de procriação.

A vida financeira do casal também passa por um teste e tanto: cada tentativa de fertilização in vitro em uma clínica particular não custa menos de 10 mil reais, e são muitos os casais que precisam passar por várias tentativas até conseguir a gravidez.

Profissionalmente também há consequências, pois, tendo de seguir os horários e dias que o tratamento impõe, muitas mulheres se queixam de não conseguir cumprir as tarefas e de precisar faltar ou chegar atrasada ao trabalho. Com medo das consequências que uma gravidez pode trazer à profissão, a maioria esconde que está passando por um tratamento.

Por fim, ao passar por tratamentos de infertilidade, após terem um filho, grande parte das mulheres sente-se completa, sente-se realizada com relação à maternidade e os estados psicológicos de ansiedade e baixa autoestima decorrentes da situação de infertilidade deixam de existir. Quando a fertilização in vitro resulta em gravidez, as emoções negativas desaparecem, indicando que o estresse apresentado durante o tratamento está relacionado com a ansiedade frente à possibilidade de não engravidar.

*Todo o conteúdo é de total responsabilidade da autora

 

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
plugins premium WordPress