QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM
O ditado diz perfeitamente, as brigas só acontecem se os dois participarem!
Em um relacionamento saudável, há divergência de opiniões e alguns desentendimentos, mas brigas, discussões, desrespeito são sinais claros de que o relacionamento não está bom. O casal para estar em harmonia, precisa estar consciente das individualidades, e estarem dispostos a partilhar objetivos, sonhos e estar juntos nos momentos de desafio.
Portanto, todo casamento passa por altos e baixos, mas quando um dos dois está emocionalmente instável, ou até mesmo os dois, é necessário buscar ajuda especializada. As brigas, falta de diálogo saudável, sexo escasso, visões diferentes, desentendimento na criação dos filhos são sinais de que é preciso buscar ajuda.
Confira 4 sinais de que é hora de buscar TERAPIA DE CASAL:
Objetivos de vida diferentes
Um casal precisa estar alinhado quanto aos seus objetivos, sonhos e projetos a dois. Às vezes um tem mais sonhos, o outro é mais realista, mas precisam buscar juntos os objetivos e principalmente onde querem chegar.
As formas de educar os filhos também são um motivo para conflito, mas é possível chegar a um objetivo comum, respeitando os valores individuais que cada um trouxe de sua família.
Não ser compreendido
Muitos casais chegam com a queixa de que o seu parceiro não lhe entende ou não percebe seus esforços para que tudo fique bem. O que acontece muitas vezes é que cada um está querendo “ser ouvido”, sem a disposição de “ouvir”. Saber o que seu esposo ou esposa deseja e espera é importante, inclusive pode ser apenas uma incapacidade de perceber a linguagem do amor do outro.
Distanciamento
“Tem pessoas que ficam tão focadas no trabalho, na função de mãe e pai, que esquecem da intimidade, de se manter ativo como casal. A relação precisa ser próxima, precisa de atenção diária. A rotina e as atribuições do dia a dia não podem ser motivo para esquecer do cuidado com o outro. O distanciamento sexual afasta e distancia muito os casais.
Brigar por brigar
Como disse brigar é saudável, mas somente se as brigas forem saudáveis e levarem a algum ponto que o casal decide realizar ajustes para não brigar mais por motivos antigos. Brigar por brigar, só pelo prazer do bate-boca é sinal de desgaste e falta de desejo por resolução daquele conflito, é como se as brigas fossem um ponto que une o casal. Sim, alguns casais se mantém dentro da relação por medo de lidarem com mudanças, decisões e possível separação. O acompanhamento com profissional é indicado em situações em que o casal já não consegue mais comunicar de modo assertivo os desejos e incômodos dentro da relação. A terapia é um ambiente neutro e seguro para que o casal possa expor os problemas de forma honesta e sincera e o mediador (terapeuta de casal) induz à reflexão.
Entre em contato para agendar uma sessão de avaliação com a Psicóloga Patrícia Machado
Todas as informações são de responsabilidade da autora identificada.