Você consegue identificar e priorizar as suas necessidades?
É importante reconhecer que vivemos em uma época onde nosso tempo parece escasso e nossas necessidades muitas vezes passam despercebidas, não sendo identificadas ou priorizadas. Além disso, pode ser difícil lidar com nossos próprios sentimentos e emoções, pois muitas vezes estamos desconectados de nós mesmos ou enfrentamos dificuldades que não nos permitem estar em contato com eles.
O nosso corpo expressa e nos coloca em contato com informações que nos levam ao autoconhecimento
No entanto, se observarmos com atenção, há uma experiência interna em nosso corpo que sentimos e vivenciamos antes mesmo de termos consciência dela. Compreender o nosso corpo, que está em constante expressão, nos ajuda a entrar em contato com as sensações que nos aparecem. Ele é uma fonte inesgotável e totalmente confiável de informações.
Podemos dizer, então, que as sensações que sentimos em nosso corpo surgem antes mesmo de termos palavras para descrevê-las, e que ele possui um conhecimento que pode não estar totalmente consciente ou expresso, mas que está presente para ser acessado, ouvido e compreendido por nós.
Ao nos conectarmos com essas sensações e conseguirmos senti-las realmente, podemos desenvolver uma compreensão mais profunda de nós mesmos e de nossas necessidades. Isso nos possibilita a estarmos mais presentes e conscientes em relação às nossas emoções, promovendo nosso autocuidado, tendo possibilidades de autonomia e autenticidade e, consequentemente, tendo um maior bem-estar.
A terapia como condutor do processo de autoconhecimento
A terapia pode ser o condutor que nos ajuda a ouvir e compreender as expressões do nosso corpo, trazendo à consciência as informações que precisam ser compreendidas, trabalhadas e validadas.
Importante ressaltar que o acompanhamento deve ser realizado com um(a) psicólogo (o) da sua confiança devidamente registrado no conselho da classe. Agende agora mesmo uma consulta com uma psicóloga especialista